Formatando um Computador ou notebook rapidamente

Formatar uma unidade (disco rígido, disquete, unidade flash, etc.) significa preparar a partição escolhida na unidade a ser usada por um sistema operacional excluindo todos os dados1 e configurando um sistema de arquivos.

O sistema de arquivos mais popular para suportar o Win é o NTFS,   também é usado às vezes.

No Windows, a formatação de uma partição geralmente é feita a partir da ferramenta Gerenciamento de disco. Você também pode formatar uma unidade usando o comando format em uma interface de linha de comando, como Prompt de Comando ou com uma ferramenta de software de partição de disco livre.

Nota: Pode ser útil saber que uma partição geralmente abrange um disco rígido físico inteiro. É por isso que costumamos dizer “formatar uma unidade” quando, na realidade, você está formatando uma partição na unidade … acontece que a partição pode ter o tamanho total da unidade.
Recursos na formatação

A formatação geralmente não pode ser feita por acidente e, portanto, você não deve se preocupar em excluir todos os seus arquivos do meu erro. No entanto, você deve ser cauteloso ao formatar qualquer coisa e ter certeza de que sabe o que está fazendo.

Aqui estão algumas coisas comuns que você pode fazer relacionadas à formatação:

Formatar um disco rígido no Windows
Formatar um disco rígido a partir do prompt de comando
Formatar o drive C
Particionar um disco rígido no Windows
Apagar completamente um disco rígido
Limpe um disco rígido

Alguns dispositivos, como câmeras, permitem que você formate o armazenamento pelo próprio dispositivo. É semelhante a como você pode formatar um disco rígido usando um computador – o mesmo é possível com algumas câmeras digitais e talvez até com consoles de jogos ou outros dispositivos que possam precisar do disco rígido formatado.
Mais informações sobre formatação

A formatação da unidade C: ou qualquer outra letra que identifique a partição em que o Windows está instalado deve ser feita fora do Windows, pois não é possível apagar os arquivos bloqueados (os arquivos que você está usando atualmente). Fazê-lo de fora do sistema operacional significa que os arquivos não estão sendo executados ativamente e, portanto, podem ser excluídos. Veja Como formatar C para instruções.

Se você está procurando informações sobre como formatar um disco rígido existente apenas para poder instalar o Windows nele, não se preocupe – você não precisa formatar manualmente um disco rígido para fazer isso. A formatação de um disco rígido faz parte do método “instalação limpa” da instalação do Windows. Veja Como Limpar o Windows para mais informações.

Se você deseja formatar um dispositivo para alterar o sistema de arquivos de, digamos, uma maneira de fazer isso ao salvar seus dados é primeiro copiar os arquivos da unidade até que ela fique vazia.

Você pode recuperar arquivos de uma partição mesmo depois de ter sido formatado. Algumas ferramentas de recuperação de arquivos devem ser capazes de fazer isso, e muitas são gratuitas, vale a pena tentar se você tiver formatado acidentalmente uma partição que continha dados valiosos.

Existem dois tipos diferentes de formatação – nível alto e baixo. A formatação de alto nível envolve a gravação do sistema de arquivos no disco para que os dados possam ser organizados e compreendidos pelo software lendo e gravando nele. A formatação de baixo nível é quando as faixas e setores são delineados no disco. Isso é feito pelo fabricante antes que a unidade seja vendida.

Outras definições de formato

A palavra “formato” também é usada para descrever a maneira como outras coisas são organizadas ou estruturadas, e não apenas um sistema de arquivos.

Por exemplo, o formato está associado às propriedades visíveis de objetos como texto e imagens. Programas de processamento de texto, como o Micro. W. , por exemplo, podem formatar texto para centralizá-lo na página, aparecer como um tipo de fonte diferente e assim por diante.

Formato é um termo usado para descrever a maneira como os arquivos são codificados e organizados, além de ser geralmente identificado pela extensão do arquivo.

[1] No Win  XP e versões anteriores do Windows, os dados na partição de um disco rígido não são realmente apagados durante um formato, ele é simplesmente marcado como “disponível” pelo novo sistema de arquivos. Em outras palavras, ele diz ao sistema operacional que usa a partição para fingir que não há dados, mesmo que realmente existam. Veja Como limpar um disco rígido para obter instruções sobre como apagar completamente as informações em uma unidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *